PRESIDENCIÁVEIS
Embargo sem mudança à vista
Pré-candidatos à Presidência dos EUA disseram que a renúncia de Fidel Castro é insuficiente para pôr fim ao embargo do País a Cuba
Os pré-candidatos democratas à Casa Branca, Barack Obama e Hillary Clinton, assim como o republicano John McCain, exigiram do governo de Cuba a libertação de todos os presos políticos e uma transição rumo à democracia, após a renúncia de Fidel Castro como chefe de Estado. Em seus respectivos comunicados, os três senadores americanos disseram que a atitude de Fidel é um "primeiro passo" que chega com "quase meio século de atraso", e asseguraram que isso não é suficiente para levar a democracia e a liberdade para Cuba.
Todos os pré-candidatos à Presidência americana concordaram em dizer que estariam dispostos a certas "concessões" e a apoiar o povo cubano se a ilha caribenha iniciar uma transição rumo à democracia, segundo publicado no G1 (portal de notícias da Globo). O pré-candidato Obama considerou "insuficiente" a renúncia de Fidel Castro à presidência cubana, mas pediu aos Estados Unidos que se preparem para adotar medidas para flexibilizar o embargo no caso do início de uma transição democrática na ilha.
Em seus respectivos comunicados, os três senadores americanos disseram que a atitude de Fidel é um "primeiro passo" que chega com "quase meio século de atraso", e asseguraram que isso não é suficiente para levar a democracia e a liberdade para Cuba. "Os cidadãos cubanos anseiam a oportunidade de se libertar do peso deste regime totalitário, e o novo Governo deve aproveitar esta oportunidade para libertar os presos políticos e dar passos sérios rumo à democracia", ressaltou Hillary.
Já McCain argumentou que a liberdade ainda não se materializou em Cuba. "Os irmãos Castro tentam claramente se agarrar ao poder", disse o pré-candidato presidencial republicano. Para o senador pelo estado do Arizona, os Estados Unidos devem "pressionar o regime cubano para que liberte todos os presos de maneira incondicional, que legalize todos os partidos, sindicatos e órgãos de imprensa e convoque eleições com observadores internacionais".
Em pleno ano eleitoral, não se deve esperar mudanças em relação à política dos Estados Unidos para Cuba nem promessas nesse sentido por parte dos candidatos à Presidência, segundo analistas americanos ouvidos pela BBC Brasil. "Seria bom se um dos candidatos fizesse algum movimento inicial, e (o senador Barack) Obama parece ser o mais disposto a dar esse passo, o de permitir viagens a Cuba'', afirma Vicki Huddleston, especialista em América Latina da Brookings Institution, de Washington, e ex-chefe da seção de interesses dos Estados Unidos em Cuba.
FRASES FIDEDIGNAS
"Não nos enganemos achando que adiante tudo será fácil; talvez tudo seja mais difícil"
8 janeiro 1959, durante sua entrada triunfal em Havana, depois de derrubar a ditadura
"É isso que eles não podem nos perdoar, que estejamos aqui, sob seus narizes, e que tenhamos feito uma revolução socialista debaixo dos narizes dos Estados Unidos (...) Esta é a revolução socialista e democrática dos humildes, com os humildes e para os humildes"
16 abril 1961, durante o funeral das vítimas do bombardeio que foi o prelúdio da invasão à Baía dos Porcos
"Pela revolução, tudo; contra a revolução, nada"
junho 1961, mensagem aos intelectuais.
"Se o que pretendem os imperialistas para que haja paz é que deixemos de ser revolucionários, não deixaremos de ser revolucionários, jamais dobraremos a nossa bandeira"
2 janeiro 1963, depois da crise dos mísseis.
"As bombas podem matar os famintos, os doentes, os ignorantes, mas não podem matar a fome, as doenças, a ignorância"
12 outubro 1979, na ONU
"Jamais me aposentarei da política, da revolução ou das idéias que tenho. O poder é uma escravidão e sou seu escravo"
setembro 1991
"O socialismo devia ser aperfeiçoado, mas jamais devia ser destruído; jamais se devia presentear o imperialismo ianque com a hegemonia mundial como se presenteou, sem disparar um tiro"
26 julho 1993
"A imprensa tem a missão primordial de defender a revolução. Defender a revolução é defender o socialismo"
24 dezembro 1993
"Os homens passam, os povos ficam; os homens passam, as idéias ficam"
20 julho 1996
"Agora compreendo que meu destino não era vir ao mundo para descansar ao final da vida"
6 março 2003
"Cada vez me sinto mais atraído pelas idéias de Marx, Engels e Lênin"
24 março 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário