sexta-feira, 30 de maio de 2008

Um Nerd pode ter mais audiência que a novela das 8?

Publicado em 30/05/2008 pelo(a) wiki repórter Infobot.com.br , Curitiba-PR

Vídeo Nuna Nuna no YouTube - Foto: Claudio Torres

Pare e pense: um garoto gordo e feio cantando para uma WebCam, pode ter mais audiência do que a novela da oito da Rede Globo?

Se você acha que não, pare tudo que está fazendo e leia este artigo. Se tem dúvidas, leia agora; se acha que sim, mas não sabe como, é melhor ler assim mesmo.

Muitas empresas e agências encaram a publicidade na internet como o futuro.
Infelizmente, só vão perceber que ele é presente quando seu concorrente transformar seu negócio, sua propaganda e sua agência em passado.

Um dos fatores que "seguram" os clientes é que a internet é, por natureza, seletiva. A mensagem tem que ser direcionada a um público-alvo bem definido e a peça publicitária tem que ser inteligente, ter conteúdo e ser criativa.

No comercial de TV, se a agência fizer um péssimo comercial, a peça publicitária é apresentada mesmo assim e o cliente tem a sensação que fez propaganda para milhões de pessoas (todas entediadas com o que viram, mas viram). O cliente também não define o público-alvo, pois joga a propaganda ao vento para milhões de pessoas, gasta centenas de milhares de reais e fica feliz.

O fato é que conhecer o público-alvo, criar um a peça publicitária inteligente, com conteúdo e criatividade, é a idéia mais básica do marketing e da publicidade, mas como tudo na TV emburrece, também a publicidade segue este caminho.

Além disso, a completa falta de monitoramento dos resultados da publicidade no rádio, jornal e TV é confortável para muita gente. Se eu gasto dinheiro e estou acostumado que não sei o resultado, então está ótimo para todo mundo. Mas quando vou criar publicidade para 40 milhões de brasileiros na internet, eu tenho que conhecer meu cliente, ser inteligente, criativo, gerar conteúdo, e ainda assim vou saber exatamente o resultado disso tudo, contar cada pessoa que assistiu e se influenciou com minha propaganda? Ahhhh, isso não tem a menor graça. E se der errado? Como é que eu fico?

É por isso que o mercado publicitário ainda navega na internet como se ela fosse o futuro, e seu cliente também, afinal você ainda acredita que:
  • A MicroSoft é a maior empresa de software do mundo: não, o Google já é a maior empresa de software do planeta.
  • Não se constrói uma empresa bilionária em poucos anos: bem, o pessoal do YouTube fez isso.
  • A TV ainda é a maior audiência no Brasil: é, não já é a internet, você é que não conhece os números. O vídeo Evolution of Dance tem 40 vezes, e o Nuna Nuna, em português, sete vezes mais audiência que a novela das oito da Globo.
  • O rádio e a TV são as mídias de mais rápida resposta: parece que não, mais de 85% dos jornalistas tem a internet como fonte.
Se você não estiver ativo e presente na Internet (o que vai muito além de ter um site institucional bacana feito em flash), alguém, talvez um blogueiro de 20 anos, vai se posicionar no seu lugar. E quando você achar que o futuro chegou, vai ter que pagar muito caro por ele. Ou porquê seu negócio vai ser dominado por um blogueiro – e você vai pagar uma fortuna para anunciar no blog dele – ou porque seu concorrente já ocupou este espaço e você vai ter que gastar uma fortuna para competir pela audiência dele.

A publicidade na internet é o presente, está acontecendo agora, e se você acha que publicidade na internet é o futuro, talvez seus conceitos é que já sejam passado.

P.S. Se você ainda não está convencido assim, vá ao vídeo Nuna Nuna, no YouTube, onde um nerd canta para uma WebCam. Tem uma audiência, só no Brasil, de mais de 14 milhões de pessoas (em média, somente 3 milhões de pessoas assistem a um capítulo da novela da oito da Globo).
Cláudio Torreswww.infobot.com.br

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