quinta-feira, 6 de março de 2008

Clipe do Cansei de Ser Sexy vira campeão do YouTube e gera suspeita

da Folha Online

Quem já entrou no YouTube alguma vez na vida provavelmente já assistiu ao vídeo "The Evolution of Dance"(video abaixo), no qual o norte-americano Judson Laipply dança em diversos ritmos por seis minutos. Ele foi durante meses o mais visto no site. Não é mais, graças a um clipe com a música "Music is My Hot Hot Sex" da banda paulistana Cansei de Ser Sexy feito por um fã da Itália.


Paulo Fehlauer/Divulgação



Cansei de Ser Sexy encabeça a lista de mais vistos do site YouTube, do Google

O link atingiu neste mês a "pole position" da corrida por audiência no portal (o ranking em questão é o internacional). Enquanto o vídeo da banda brasileira entrou no ar em abril de 2007, as imagens do dançarino nos EUA chegaram um ano antes. Para atingir a primeira colocação nos mais vistos da história da lista, o clipe precisou acumular algo em torno de 265 mil pageviews por dia.

O fato é tão surpreendente que levantou suspeitas na internet. Blogueiros e internautas que comentam no link do vídeo dizem que o "ibope" do YouTube está "maquiado" e tentam descobrir o que estaria por trás da arrancada do grupo.

O vídeo do CSS atingiu 89 milhões de acessos desde sua postagem. No entanto, não aparece entre os cem mais vistos deste mês e possui cerca de 4.700 comentários --muito pouco para o tanto de acessos que registra. Laipply e suas danças despontam com 77 milhões de cliques e 122 mil comentários.

Segundo a assessoria de imprensa do Google, responsável pelo portal de vídeos, a audiência é legítima. "Tanto o CSS quanto seus fãs são bastante ativos no site", afirma. No ano passado, a banda teve sua música vinculada em uma propaganda conjunta da Nike e da Apple nos Estados Unidos, o que poderia ter contribuído para o sucesso na internet.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da banda, que respondeu: "Essa semana eles entraram na etapa final de gravações do segundo CD e estão extremamente sem tempo para responder entrevistas."

Veja o Clip Cansei de Ser Sexy - Music is My Hot Hot Sex

Nenhum comentário: