terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Colheita Feliz, a nova "peste" da web te ensina a roubar

Colheita Feliz, a nova "peste" da web

Publicado em 05/01/2010 pelo(a) wiki repórter Marrash Dilek, Rio de Janeiro-RJ


Um jogo para quem cultiva o ócio digital. - Foto: web
Uma nova febre começa a elevar os termômetros na internet. Trata-se de um jogo, chamado Colheita Feliz. Fica hospedado no Orkut e é uma espécie de fazendinha. Lá você planta, aduba, rega, colhe, cria animais, faz compras e reforma a propriedade etc. Todas estas ações lhe rendem um certo "dinheiro verde". Claro, pois uma vez sendo um jogo, não teria graça se não tivesse algum ganho, certo?

Bom, então você convida seus amigos da rede social para também montarem suas fazendas e iniciarem suas plantações e criações. E é aí que começa o jogo. Só uns parênteses, este que estou falando é uma versão do Farmaville, do Facebook, que é em inglês e, portanto, limita bem o nosso público brasileiro que, sabemos, mal fala o português. E, outra coisa, na versão do Facebook, é possível usar o cartão de crédito (isso mesmo!) para fazer toda a movimentação rural.

Como jogo é jogo, vale tudo. Desta forma, além de você ficar lá, cuidando da sua fazenda, o que seria até bacaninha para dar uma relaxada, você entra na fazenda dos seus amigos e pode roubar tudo o que ele plantou e criou. Sim, o jogo avisa, por exemplo, a que horas a galinha vai botar ovos ou quando a colheita estará pronta. Daí é só você invadir e passar a mão em tudo. E, com isso, vai acumulando pontos. Pior, pode destruir toda a plantação dos colegas jogando pragas e pestes. Não é lindo? Um jogo que ganha quem for mais perspicaz na arte do roubo. Isso mesmo amigos, nossos filhos estão sendo "treinados" para roubar e destruir o trabalho dos outros.

O conceito de Colheita Feliz é exatamente este, como desenvolver a "arte do roubo" para ter uma fazenda mais próspera, com mais animais e mais áreas plantadas. Claro que para isso é preciso horas e horas online. Depois, é só ficar contando vantagens aos amigos sobre o que conquistou com o trabalho dos outros e como se divertiu destruindo o que eles batalharam para ter. Ah, aí você vai me dizer, "mais é só um jogo"!!! Posso dizer que vi famílias - pai, mãe, tios e filho - jogando isso em pleno Natal e réveillon, com convidados esquecidos pela casa. E lamentei por todos eles.

Mais importante do que isso é considerarmos alguns aspectos. Por exemplo, a questão dos valores familiares. Ouvi coisas do tipo: "Filho, vai lá roubar os ovos da galinha do fulano para mim..." Nossa, é assustador, não? É um jogo, sim. Mas qual o conceito que, mais do que o jogo, o próprio pai está passando por trás disso? Que roubar é bacana é permitido e é divertido?

Outra coisa, a sociabilização, tão importante nesta faixa etária (ou em qualquer uma outra) de novo, está sendo colocada em segundo plano. E, por último, se os adolescentes já perdiam um tempo precioso no Orkut, MSN e, mais recentemente, Twitter, agora eles terão mais um motivo para não ler livros, para não estudar e, muito menos, se relacionar pessoalmente, pois a "Colheita Feliz" lhes toma o "pouco" tempo que resta. Afinal, cuidar do que não é seu dá trabalho dobrado. Ou estou errado?

Lamentável.

Um comentário:

pena disse...

colheita feliz,não me ensina a roubar.colheita feliz me rouba .gastei meu dinheiro para jogar essa bosta,e não consigo entra no jogo.e aí.alguém pode me provar o contrário?só aparece "filme não carregado"isso há quase 1 semana.como pode permanecer um aplicativo que cobra dinheiro por diversão,e não cumpre sua parte?tô me sentindo me sentindo lesado.eu,e muita gente boa."TCHAU"