Globo não deu pesquisa com popularidade recorde de Lula
Leitores escrevem para confirmar: o Jornal Nacional de terça-feira, mais uma vez, divorciou-se da notícia. A Globo não deu a pesquisa CNT/Sensus, em que Lula — apesar da crise econômica — bate recorde de popularidade (84%).
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador
Isso é notícia em qualquer lugar do mundo. Menos na Globo.
Confirmei o fato, também, com algumas boas fontes que mantenho na Redação da TV Globo. Uma dessas pessoas disse-me que é escancarada a intenção de favorecer Serra, especialmente na cobertura dos telejornais locais em São Paulo.
Como escrevi há pouco, nada mais me espanta nas atitudes de Ratzinger (Ali Kamel) — o agente das sombras do jornalismo global.
Ele deve ter baixado uma espécie de bula papal, proibindo a divulgação da pesquisa nas Organizações(!) Globo. Aos editores, coube apenas curvar-se, em silêncio obsequioso.
O Jornal da Globo (aquele que vai ao ar no começo da madrugada) também não publicou nada. E o jornal O Globo trouxe uma pequena referência à pesquisa CNT/Sensus, na capa desta quarta-feira (04/02/2008), mas em vez de destacar a popularidade de Lula, preferiu manchetar: “Dilma sobe e Serra lidera”.
O fato é estranho, mesmo para os padrões jornalísticos de Ratzinger.
Talvez haja algo se movendo nos bastidores das comunicações do país.
Se a idéia fosse apenas esconder a notícia, o “normal” seria a TV Globo dar uma nota, discreta, sobre a pesquisa lá pelo meio do JN. Mas, ao ignorar a notícia solenemente, talvez tenha mandado um recado ao Palácio do Planalto.
Digo isso porque outro fato estranho ocorreu no último fim-de-semana. Vocês viram o anúncio publicado pelo SBT em jornais e revistas de todo o país? Parece um recado no sentido oposto: “Presidente, estamos com o senhor, não torcemos contra”. Sílvio Santos procura ocupar espaço, como a dizer: “não somos como a turma lá do Jardim Botânico”.
Leitores escrevem para confirmar: o Jornal Nacional de terça-feira, mais uma vez, divorciou-se da notícia. A Globo não deu a pesquisa CNT/Sensus, em que Lula — apesar da crise econômica — bate recorde de popularidade (84%).
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador
Isso é notícia em qualquer lugar do mundo. Menos na Globo.
Confirmei o fato, também, com algumas boas fontes que mantenho na Redação da TV Globo. Uma dessas pessoas disse-me que é escancarada a intenção de favorecer Serra, especialmente na cobertura dos telejornais locais em São Paulo.
Como escrevi há pouco, nada mais me espanta nas atitudes de Ratzinger (Ali Kamel) — o agente das sombras do jornalismo global.
Ele deve ter baixado uma espécie de bula papal, proibindo a divulgação da pesquisa nas Organizações(!) Globo. Aos editores, coube apenas curvar-se, em silêncio obsequioso.
O Jornal da Globo (aquele que vai ao ar no começo da madrugada) também não publicou nada. E o jornal O Globo trouxe uma pequena referência à pesquisa CNT/Sensus, na capa desta quarta-feira (04/02/2008), mas em vez de destacar a popularidade de Lula, preferiu manchetar: “Dilma sobe e Serra lidera”.
O fato é estranho, mesmo para os padrões jornalísticos de Ratzinger.
Talvez haja algo se movendo nos bastidores das comunicações do país.
Se a idéia fosse apenas esconder a notícia, o “normal” seria a TV Globo dar uma nota, discreta, sobre a pesquisa lá pelo meio do JN. Mas, ao ignorar a notícia solenemente, talvez tenha mandado um recado ao Palácio do Planalto.
Digo isso porque outro fato estranho ocorreu no último fim-de-semana. Vocês viram o anúncio publicado pelo SBT em jornais e revistas de todo o país? Parece um recado no sentido oposto: “Presidente, estamos com o senhor, não torcemos contra”. Sílvio Santos procura ocupar espaço, como a dizer: “não somos como a turma lá do Jardim Botânico”.
O SBT sabe que a animosidade da Globo contra o governo Lula cresceu? Há motivos políticos, ou há também uma luta pela distribuição das milionárias verbas publicitárias controladas pelo governo?
Ou o Sílvio Santos ficou sabendo antes da pesquisa, e quis pegar carona na popularidade de Lula?
Vejam: estou apenas testando hipóteses.
O que Lula e Dilma vão fazer diante disso? Provavelmente, nada.
Lula, como eu já disse num outro texto, às vezes lembra mais Jango do que Vargas.
Cabe a nós, ao menos, espalhar pela internet o que se passou nesse caso. Mais um episódio didático, a apontar como atua boa parte da “grande imprensa” no Brasil. É uma imprensa cada vez mais minúscula.
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=50656
Ou o Sílvio Santos ficou sabendo antes da pesquisa, e quis pegar carona na popularidade de Lula?
Vejam: estou apenas testando hipóteses.
O que Lula e Dilma vão fazer diante disso? Provavelmente, nada.
Lula, como eu já disse num outro texto, às vezes lembra mais Jango do que Vargas.
Cabe a nós, ao menos, espalhar pela internet o que se passou nesse caso. Mais um episódio didático, a apontar como atua boa parte da “grande imprensa” no Brasil. É uma imprensa cada vez mais minúscula.
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=50656
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